terça-feira, 20 de março de 2018

Projeto cultural inicia ações abertas ao público


Apresentação do projeto

O Circo do Mato – Grupo de Artes Cênicas foi fundado juridicamente em 2004, seus artistas já vinham desenvolvendo trabalho nas artes cênicas desde final dos anos 90. Desde sua fundação o grupo vinha sobrevivendo e se mantendo numa crescente condição artística e econômico-financeira, de forma independente, trabalhando com ou sem incentivo público. O grupo tem uma sede alugada e toda adaptada para os trabalhos desenvolvidos na área do teatro, circo e outros fins culturais.

Como é sabido por todos (as), no país de forma geral, especialmente em nosso Estado, basicamente agropecuário, essas atividades culturais poucas condições oferecem aos seus fazedores, pois para manterem-se necessitam de incentivo, não basta só a vontade e o querer. Visto isso, a falta desses incentivos nos últimos anos provocou o afastamento de alguns artistas, que foram buscar outras formas de sobrevivência, afastando-os do fazer artístico. Hoje o Circo do Mato, assim como outros, sofre com esta evasão, pois interrompe um processo longo de pesquisa e produção cultural.

Com o projeto que ora apresentamos, buscamos revigorar o grupo, incentivando também outros grupos da capital a apresentarem seus trabalhos e criando uma agenda de apresentações, curta sim, porém dentro das condições apresentadas no momento; dentro de uma programação mais longa, de 6 meses de atividades ininterruptas, envolvendo os nossos e outros (as) interessados (as), procurando cumprir um papel de fomentador das artes.

Como de costume, com pouco recurso, pretendemos fazer render bastante o incentivo financeiro pleiteado com 4 ações principais, que provocarão outras. Isto visa estimular a produção já existente e outras novas. Assim ofereceremos ao público de forma continuada, novas opções de arte, entretenimento e lazer.

As curtas-temporadas serão oferecidas a um custo simbólico, visto que, é uma forma de “educar” o público a desembolsar pelo trabalho de outros, compreendendo que o fazer artístico é também fonte de renda e sobrevivência dos que o fazem.

“Um Ciclo de Vida – Percursos e Percalços tem investimento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Campo Grande via edital FOMTEATRO 2017. É um projeto que vai viabilizar 4 ações conjuntas e concomitantes de manutenção e sustentabilidade do grupo, a proposta será composta pelas seguintes ações;

Release das ações

Ação 1 - Intercâmbio entre os grupos de artes cênicas: UBU e CIRCO DO MATO
O UBU grupo de artes cênicas proporá uma imersão ao Circo do Mato em sua tecnologia de construção do trabalho do ator e da encenação, através de atividades de práticas cênicas dirigidas e de improviso, percorrendo matérias como dramaturgia, figurino, maquiagem, e a inter-relação espaço/corpo/voz.

Ação 2 – Formação - aberta ao público.
Oficina: Orientação do trabalho do ator em práticas cênicas.
Ministrantes: Anderson Bosh e Breno Moroni.
Público Alvo: Profissionais já atuantes e iniciantes.

Ação 3 - Montagem de espetáculo
Ação realizada em conjunto, entre os dois grupos para criação do espetáculo “Poesias do Ar Cênico”, com estilo contemporâneo, em um formato de teatro de instalação que já foi utilizado pelos grupos envolvidos em outras montagens, imbuídos com as linguagens do teatro, circo, dança e artes visuais.
A obra em si será um lugar de reflexão e posicionamento crítico, tanto dela mesma, quanto do seu entorno, sua comunidade e questões características de sua cultura e posicionamento geográfico no entanto não perderá seu caráter lúdico, recreativo e artístico. O trabalho tem sua estreia prevista para o mês de junho, com 2 apresentações gratuitas na sede do Circo do Mato.

Ação 4 – Curtas Temporadas - abertas ao público.
Ação de resistência, persistência e criação de um calendário de seis meses de espetáculos diversificados, ocupando por 3 dias cada um, a sede do Circo do Mato, para esta ação nos comprometemos a confeccionar arquibancadas com recursos próprios para melhor acomodar os expectadores, os espetáculos terão preços populares, criando assim uma agenda permanente de espetáculos e uma ação em que o publico também colabore para a manutenção e formação de uma plateia, mas de forma consciente, esta ação se iniciará no projeto e continuará permanente na agenda do grupo, criando assim mais uma opção de espaço para espetáculos na cidade já que os poucos teatros que temos na cidade estão quase todos fechados ou sucateados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário