segunda-feira, 26 de julho de 2021

"Crema"

O Circo do Mato Grupo de Artes Cênicas estreia o espetáculo digital “Crema” com direção de Ligia Prieto e dramaturgia de Leonardo de Castro. O espetáculo foi apresentado virtualmente pela plataforma Zoom durante todos os finais de semana do mês de agosto de 2021, período de pandemia onde estávamos em isolamento social.

Com uma dura proposta sobre o palco digital as atrizes, Nilcieni Maciel (Élida) e Nathália Maluf (Ísis) entram em cena e se confrontam em uma relação destrutiva entre mãe e filha em busca de uma liberdade a qual não enxergam. Sala, quarto e banheiro se repetem no cotidiano monótono e exaustivo de uma casa isolada e massacrada pela pandemia. São três gerações dentro de uma casa em isolamento, Élida, Ísis e Aisha. Lá fora, o mundo, não se sabe se segue existindo. Se elas não fossem mulheres poderíamos saber se na parte de dentro estão vivas ou mortas, mas o caminho de uma mulher é sempre incerto, e no coração muitas vezes, carrega uma tragédia. São duas mães, lutando por seus bebês e construindo, aprisionadas, a possibilidade de futuro. CREMA, é um grito de liberdade, de vida e de morte pela luta de um feminino bebê, que tem chances de virar cinzas ou enfrentar o mundo que já acabou.   

                     Élida interpretado por Nilcieni Maciel
                                    Foto: Bê Perez

Ísis interpretada por Nathália Maluf
Foto: Laila Pulchério

                Para Leonardo de Castro, autor da obra, o texto busca retratar a dor daqueles que sofreram e ainda sofrem com a pandemia em um ensaio de um cenário ainda mais desolado: “Acredito que alcancei meu objetivo até certo ponto, uma vez que precisamos do público para que o teatro seja completo, mas com o trabalho de direção da Lígia, sei que chegamos em lugares mais densos! ”

                Para Lígia Prieto, diretora do espetáculo “Trabalhar a criação da cena a distância, por uma tela, é um desafio, mas ainda assim o teatro acontece. A escuta dentro da construção cênica se faz absolutamente necessária em todos os formatos de um processo artístico, e acredito que essa escuta teve um caminho consistente nesse processo de 10 meses. As atrizes disseram 'sim' ao processo desde o início, compondo seus caminhos, aliás toda a equipe disse 'sim'. Crema é uma construção coletiva e colaborativa, de uma equipe linda, que sou muito grata por ter vivenciado. Agora começaremos as apropriações, com a entrada da plateia, estará completo o abismo do teatro. Que se iniciem os jogos para fazer o mundo rodar. Agora o teatro vai começar, estamos felizes, ansiosos, com medo e cheios de coragem. Entrar em cena a qualquer tempo já é um ato revolucionário, entrar em cena em plena pandemia é muito mais. O teatro não pode parar!”

Com um forte apelo dramático, Crema nos apresenta questões que vão além da pandemia. A maternidade e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres nesse contexto se chocam em um emaranhado complexo de loucura, amor e dever.

              Laila Pulchério, produtora do Circo do Mato comenta “O grupo decidiu por esta montagem no ano passado (2020), quando estávamos discutindo o que gostaríamos de montar para 2021, nesse novo cenário pandêmico tínhamos o desafio de realizar um trabalho virtual. O Circo do Mato tem como prática e opção convidar diretores para seus espetáculos quando não opta em direção coletiva (do próprio grupo), já pensávamos em convidar uma mulher para dirigir um próximo trabalho, a ideia de montagem do Crema coincide com esse desejo, e a Lígia Prieto é uma das mais proeminentes diretoras da cidade. Ficamos muito felizes quando ela aceitou nosso convite! ”


 Ísis (Nathália Maluf) - Foto: Laila Pulchério    

         Élida (Nilcieni Maciel) - Foto: Bê Perez     
             
                Para o dramaturgo esse olhar foi o “X” da questão na construção da peça: “Quando escrevo me coloco à disposição da luta daqueles que eu não posso representar, mas que eu, enquanto cidadão, preciso enxergar. A Ligia tem todo o lugar de fala que eu precisava para dar vida a este espetáculo, assim como a Nilce e a Nath para estas personagens; a contribuição da Bê Perez para esta obra foi também muito importante. Na verdade, a peça é muito mais delas. Eu escrevi, mas foram elas que criaram! ” Diz Leonardo.

 

SOBRE O GRUPO: O Circo do Mato tem presença no cenário artístico em Mato Grosso do Sul há mais de 22 anos com espetáculos que misturam as linguagens do teatro e do circo. É um dos grupos mais importantes de artes cênicas do Estado somando participações internacionais e prêmios diversos.

SOBRE O AUTOR: Leonardo de Castro é ator, mestre em Educação e licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Possui uma premiação nacional em dramaturgia e outra na área de poesia. Além disso desenvolve trabalhos na área de sonoplastia e arte educação.

SOBRE A DIRETORA: Ligia Prieto é atriz, diretora de teatro, poeta e psicanalista e há 7 anos se mantêm como diretora do Grupo Casa - Coletivo de Artistas. Em sua trajetória conta com 20 anos de atuação, direção e formação não só na cena campo-grandense, mas também no RJ e SP.  

FICHA TÉCNICA

Direção: Ligia Prieto
Dramaturgia: Leonardo de Castro
Atrizes: Nilcieni Maciel e Nathália Maluf
Voz em off: D. Joana Dark Freiria de Castro 
Produção: Laila Pulchério
Sonoplastia: Leonardo de Castro
Trilha Sonora Original: Leonardo de Castro
Figurinos: Bê Perez
Arte Digital: Bê Perez
Fotografia e comunicação: Bê Perez e Laila Pulchério
Realização: Circo do Mato
 
SERVIÇOS:
Datas: 06, 07, 08, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de agosto de 2021 (sextas, sábados e domingos).
Horário: 19h (horário de MS) / 20h (horário de Brasília).
Acesso: plataforma Zoom.
INGRESSOS: R$ 20,00 (vinte reais) – valor único 1/2 ingresso.  
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos.
Informações, envio de comprovantes de compra de ingressos e link de acesso para o espetáculo: 
(67) 99912-1420 WhatsApp - Laila Pulchério (produtora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário