quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Espetáculo de circo-teatro propõe poesias encenadas em instalação aérea

A peça "Poesias do Ar Cênico" investiga vidas campesinas pela ótica da arte contemporânea

A loucura da realidade de fora vista com a simplicidade dos olhos de dentro permeia o potente espetáculo Poesias do Ar Cênico, em cartaz de 01 a 03 de novembro às 20h no teatro de bolso do Circo do Mato. A peça, uma produção conjunta do Circo do Mato e do Grupo UBU, faz parte da temporada de apresentações que celebram os 15 anos de existência do grupo.
Foto: Larissa Pulchério
Durante a execução de Poesias do Ar Cênico, em nenhum momento os atores e atrizes tocam o chão: todo o espetáculo acontece no alto, em um ambiente construído para a exploração do aparelho circense e do espaço aéreo. Em cena, personagens simples, de um ambiente rural, transportam o espectador a narrativas, lembranças e percepções acerca de realidades que representam, em vários níveis, os cenários dos interiores do Brasil.

"As pessoas nos veem de outros ângulos", completa o integrante do Circo do Mato, Mauro Guimarães. "O Poesias tem um diálogo mais direto com esse experimento de circo contemporâneo, que é teatro, circo, dança, instalação, uma mescla de tudo. A forma como a gente atua nele também é diferente, trabalhando com a persona e o ator criador".

Foto: Larissa Pulchério
A peça reúne linguagens artísticas como circo, teatro, literatura, artes visuais e música sob as lentes da poesia e subjetividade para contar as suas histórias. De acordo com o diretor Anderson Bosh, a montagem teve contribuições tanto da direção quanto do corpo de atrizes, atores, assistentes e área técnica, que trabalharam com a investigação, experimento e prática durante o processo.

"A obra toca em diversos assuntos inerentes ao que acontece na sociedade, principalmente quando faz as pessoas pensarem na própria vida. O espetáculo exemplifica isso através de uma catarse: a gente deixa um pontinho de esperança e vontade de que palavras e contextos como o amor voltem à tona em tempos de discurso de ódio e intolerância", descreve.

O espetáculo Poesias do Ar Cênico é um resultado do projeto “Um Ciclo de Vida – Percursos e Percalços”, executado como resultado do edital Fomteatro 2017. A temporada da qual ele fará parte, está sendo realizada na sede do Circo do Mato, celebrando seus 15 anos de fundação, seguindo até dezembro com apresentações de diversos espetáculos aos finais de semana.

Serviço:
Espetáculo “Poesias do Ar Cênico”
Temporada de 15 anos do Circo do Mato
Data: 01, 02 e 03 de novembro - de sexta a domingo
Horário: 20h
Local: teatro de bolso do Circo do Mato
Endereço: rua Tonico de Carvalho, nº 263, bairro Amambai - Campo Grande (MS)
Classificação: 16 anos.

Todos os espectadores podem pagar meia entrada (no valor de 20 reais) ao reservar os ingressos com antecedência pelo telefone (67) 99912-1420. No caso dos ingressos comprados diretamente na bilheteria, a meia entrada será disponibilizada a estudantes, idosos e artistas.

Ficha técnica
Texto, direção, encenação e direção de arte: Anderson Bosh
Assistência de direção: Douglas Moreira e Nilce Maciel
Atores: Douglas Caetano, Glaucia Pires, Luciana Kreutzer e Mauro Guimarães
Sonoplastia: Nilciene Maciel
Iluminação: Anderson Lima
Engenharia de aparelhos e cenotécnica: Mauro Guimarães
Instalação de artes visuais: Anderson Bosh
Fotografia: Larissa Pulchério
Produção: Laila Pulchério





Nenhum comentário:

Postar um comentário