segunda-feira, 4 de junho de 2018

"Guardiões" em curta temporada no Circo do Mato




Dando continuidade a etapa curtas-temporadas do projeto Um Ciclo de Vida - Percursos e Percalços, o Circo do Mato oferece agora o espetáculo "Guardiões" do Teatral Grupo de Risco de Campo Grande. A proposta desta etapa - curtas temporadas - é oferecer ao público, diferentes espetáculos produzidos por grupos da capital, onde pode-se observar os diferentes olhares e linguagens de cada companhia, onde cada uma, do "seu jeito", apresenta ao público seu fazer teatral.
Ao término do projeto o grupo manterá apresentações periódicas em sua sede, com espetáculos próprios ou não; e para o melhor conforto do público, o Circo do Mato equipou-se com arquibancada e cadeiras, além de um charmoso Barzim.
O projeto foi aprovado pelo edital FOMTEATRO 2017 - SECTUR e Prefeitura Municipal de Campo Grande e está sendo realizado pelo Circo do Mato desde o início do ano, com outras ações paralelas.
Já se apresentaram em curta temporada: Circo do Mato com o espetáculo "Os Corcundas", Ubu Grupo de Artes Cênicas com "Uma Moça da Cidade" e Núcleo Jair Damasceno com "Salomé F.P."; em junho o Teatral Grupo de Risco apresenta "Guardiões, Julho ficará por conta do Imaginário Maracangalha com "Tragicomédia de Don Cristóvão e Sinhá Rosinha" e agosto o Grupo Casa apresenta "Romeu e Julieta".

Da concepção do espetáculo 

Guardiões, compõe uma trilogia pensada pelo grupo. Iniciou-se em 2008. Antes da pesquisa sobre o pantanal, o TGR, produziu outros dois espetáculos: Mbureo – A saga dos Ervais que traz a questão sobre o exploração da erva mate, e consequentemente parte da história do estado; E, Guaicuru – Histórias de Admirar, que retrata parte da guerra do Paraguai, a divisão de terras, a exploração do trabalho, um pouco da história dos índios cavaleiros, Kadweus. Para compor um ciclo da pesquisa envolvendo as questões históricas, culturais e sociais de Mato Grosso do Sul, entrarmos no universo pantaneiro.

Foto: Helton Perez

Trajetória

Recebeu o Prêmio Miryan Muniz de Teatro em 2008 para desenvolvimento de sua pesquisa, e foi montado por meio do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (2013/2014). Percorreu as cidades de Campo Grande, Terenos, Rochedo, Ivinhema por meio do
Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro/2015; Apresentou-se na Mostra Boca de Cena/2017, e no espaço do Teatral Grupo de Risco.

Sinopse

A encenação apresenta um pantanal sui generis, provocando questionamentos na plateia. Os habitantes possuem uma relação simbiótica com o território que habitam e que, gradativamente, vão sendo expulsos da região. Os personagens sentem-se em desequilíbrio, assim como todo o ambiente, e enfrentam dificuldades com o novo sistema que se estabelece.
É uma encenação limpa, seca, que apresenta o modelo de “desenvolvimento” oferecido à nossa sociedade pelo sistema econômico vigente no mundo. O universo abordado é retratado de forma sintética: o cenário virtual, infinito e neutro, as cores só aparecem ao longe.
Os atores são personagens que quase se confundem com o cenário, são quase invisíveis, a dureza do território está entranhada em seu modo de ser, de lutar, possuem uma simbiose bem peculiar e, ora animais, ora homens, vivem nesse cenário chamado pantanal, muito embora o tema tratado seja sério, há momentos lúdicos, delicados e também com toques de ironia e sátira.


Ficha Técnica

Direção: Roma Román
Dramaturgia: Lú Bigattão
Produção: Fernanda Kunzler
Elenco: André Tristão, Fernanda Kunzler e Yago Garcia
Preparação de elenco: Leandro Melo
Cenografia: Márcia Gomes
Vídeo cenário: Maíra Espindola e Rafael Mareco
Ilustrações: Rubén Dario Román Añez
Iluminação: Anderson Lima
Fotos: Helton Perez
Duração: 45 minutos

SERVIÇO

Espetáculo "Guardiões" - TGR
Local: Circo do Mato - Rua. Tonico de Carvalho 263 - Bairro Amambaí - CG/MS
Datas: 8, 9 e 10 de junho de 2018
Horário: 19h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Indicação: maiores de 14 anos
Lotação limitada


Nenhum comentário:

Postar um comentário